Total de visualizações de página

Pesquise aqui

domingo, 4 de março de 2012

A MOÇA DOS PALITOS GINA





Dizem as regras de etiqueta que palitos de dente só devem ser usados no banheiro. E no escuro, segundo Danuza Leão. Não é muito agradável ver alguém cutucando dente com vara curta. E pior: às vezes tirando alguma coisa para fora. Não bastasse isso, o uso dos tais palitos é ruim para os dentes. Tira o esmalte deles, segundo os dentistas. E é podre de bagaceiro ficar com um no canto da boca. Isso sou eu mesmo que acho. Mesmo com tantos motivos para não seu usar, o palito está presente na maioria dos restaurantes brasileiros. E quem compra no supermercado, certamente reconhece a moça da foto. Lembra da Gina?

A loirinha sorri na caixa há 34 anos. Mas o nome verdadeiro é outro. Gina é a ex-modelo publicitária paulista Zofia Burk. Quando os palitos Gina surgiram no mercado em 1975, ela era uma das mais requisitadas profissionais em sua área – fazia comerciais de xampu, de sabonetes, de maquiagem e de sabão em pó.



Uma reportagem da revista Isto É, de 2004, localizou Zofia, na época com 58 anos, no bairro do Sumarezinho, em São Paulo. Ela se aposentou após 17 anos de trabalho na Credicard e é parceira do filho numa agência de turismo. A modelo, agora sessentona, disse que não enriqueceu com o trabalhou que a deixou famosa. Foi um cachezinho e olhe lá. Zofia chegou a processar a empresa, pedindo participação no faturamento, mas não levou a ação adiante. Após deixar a carreira de modelo, cursou psicologia. Nunca exerceu a profissão. Virou guia turística da Stella Barros. A foto para a marca de palitos foi o último trabalho dela como modelo: “Queimou a minha cara, fiquei muito identificada com a marca.” Ela guarda uma ponta de mágoa dos donos da empresa A.Rella, que produz os palitos: “Eles nunca me convidaram para conhecer a fábrica.”

No site de relacionamentos Orkut é possível ver comunidades como "Eu amo Gina” e “Eu tenho medo da Gina”. E no ano passado eu encontrei o perfil da própria Zofia Burk. Tenho certeza que era ela porque tinha dezenas de fotos da família, da carreira, de tudo. Hoje fui procurar e... puft. Sumiu. Vai ver a coitada não aguentou o aumento da fama ou a perseguição pelos scraps. Espero que esteja bem e feliz, como na foto abaixo, junto com o filho.

Um comentário:

  1. EU NUNCA USEI PALITOS DE DENTES MAS ME IDENTIFICAVAMUITO COM ESTA MOÇA BONITA,,,POIS ACHAVA QUE ERA UM DESENHO,,FICO FELIZ ,,ELA EXISTE,

    ResponderExcluir