Total de visualizações de página

Pesquise aqui

sábado, 10 de dezembro de 2011

Quem já assistiu o vídeo Filtro Solar na Escola?



Eu mesmo assisti esse vídeo na 7ª e 8ª do Ensino Fundamental e 1º, 2º e  3 º do Ensino Médio. E Todo ano era a mesma coisa, os professores nos levava para o auditório ou sala de vídeo para assistirmos esse pequeno e muito significativo vídeo. E, após assistirmos o filme, os professores pediam para gente interpretar qual seu significado e qual seria a relação do filtro solar com a nossa vida no futuro.

Naquela época, certamente, eu não entendia nada do que aquele bendito vídeo queria dizer para minha vida e muito menos sabia o significado daquele filtro solar. Eu me empolgava com a música impactante de fundo e com as cenas transmitidas, por isso, acabava passando despercebidas aquelas belas e singelas palavras.
Bom, mas hoje, por curiosidade, resolvi procurar esse vídeo no Youtube. E, após seis anos da ultima experiência que tive assistindo-o, hoje entendi exatamente o que quer dizer esse vídeo e não só entendi como também já vivenciei exatamente o que ali é demonstrado.

Hoje, também pude entender que, o público alvo desse vídeo realmente são os adolescentes, pois é dali que sairão os cidadãos que darão frutos de cidadania para a sociedade.
Não sei, se hoje esse vídeo ainda é transmitido nas escolas, mas, na minha humilde opinião, esse vídeo deveria ser transmitido sempre para todas as gerações, pois a mesma realidade dita nesse vídeo de 10 anos atrás é a mesma que existe hoje e existirá nas próximas décadas. E, além desse vídeo, nas escolas também deveriam ter aulas de ética e cidadania, pois assim, acredito que nosso futuro poderia ser um pouco melhor, com cidadãos de bem e honestos. Para tanto, bastava substituir o ensino religioso por essa matéria, já que esse ensino não trás nenhum reflexo significativo para a sociedade.  

Por fim, até hoje, só uma coisa ainda não compreendi desse vídeo. Qual o real significado do Filtro Solar nas nossas vidas? Se alguém souber, diz ai.

(Versão 2011)



Um comentário:

  1. O texto foi escrito por um aluno da universidade que sofria de câncer de pele, daí a referência ao filtro solar.
    o sonho dele era vencer o câncer e se formar na universidade, porém, ele falece nas vésperas da formatura, mas, antes de falecer, ele escreveu o texto e deu para o orador da turma ler no dia da colação que assim o fez...
    Todos ficaram muito emocionados. Anos mais tarde a escritora Mary Schmich publicou o texto. Todos acham que fora escrito por ela, mas na verdade foi escrito por uma pessoa que lutava contra o câncer de pele.

    ResponderExcluir